No Rio, passagens de ônibus intermunicipais ficam mais baratas a partir de hoje

  • 11/02/2019 - 12h54

Joana Moscatelli

A partir desta segunda-feira (11), ônibus e vans intermunicipais terão as tarifas reduzidas.

 

Segundo o Detro, o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro, das 1.187 linhas, 924 terão os valores reduzidos.

 

De acordo com a nova tabela apresentada, haverá redução de cerca de 3,19% nas tarifas dos ônibus que operam dentro da Região Metropolitana e de em torno de 1,08% nas linhas convencionais do interior do estado.

 

As tarifas de todas as linhas intermunicipais dos ônibus e vans estão disponíveis no site www.detro.rj.gov.br.

 

Os índices foram determinados a partir de estudos técnicos do Ministério dos Transportes.

 

De acordo com a metodologia, são considerados fatores como o tipo de veículo, região por onde circula, quilometragem, média de passageiros transportados.

 

Dos índices que deveriam ser aplicados, foi abatido o repasse financeiro concedido em 2017 pelo estado referente às gratuidades, no valor de R$ 35 milhões e R$700 mil e a devolução de 28 centavos cobrados dos usuários das linhas intermunicipais ao longo também de 2017.

 

Em nota a Fetranspor, Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que o percentual aplicado pelo Detro é inferior à inflação, não cobre todos os custos das empresas e levará ao colapso o sistema intermunicipal.

 

De acordo com a Federação, os gastos do setor com diesel, pneus, veículos e mão-de-obra aumentaram.

 

Além disso, o setor também registrou queda no número de passageiros pagantes em 2018.

 

Ainda por meio do comunicado, a Federação informou que vai analisar os cálculos aplicados e avaliar as ações a serem tomadas.

Ir para a versão desktop