Imposto de Renda 2019: especialista orienta preenchimento da Declaração de Ajuste Anual

Especialista orienta preenchimento da declaração

Publicado em 29/03/2019 16:33 Por Spot - Brasília

Marque a opção Declaração de Ajuste Anual Original, se esta declaração for a primeira apresentada para o exercício de 2019. Nesse caso, informe o número do recibo da última declaração apresentada para o exercício de 2018, ano-calendário de 2017.

O número do recibo é composto por 12 dígitos e pode ser obtido na impressão do recibo da última declaração do exercício de 2018, na folha 2; ou no programa IRPF 2018 instalado no computador com a última declaração transmitida do exercício de 2018, opção Declaração>Abrir.

Caso tenha havido importação da declaração do exercício de 2018 por meio do arquivo da declaração que foi transmitida à Receita Federal do Brasil, esse campo é recuperado pelo programa. Fique atento, pois não há recuperação do número do recibo se a importação for realizada por meio de cópia de segurança.

O campo “número do recibo da última declaração entregue do exercício de 2018”, quando estiver marcado que se trata de “Declaração de Ajuste Anual Original”, é preenchido opcional. Portanto, nesse caso, não é necesário dirigir-se a uma unidade da RFB para obtê-lo.

Importante destacar que, no caso de saída definitivo do país, o contribuinte deverá marcar Declaração de Saída Definitiva Original e informar o número do recibo da última declaração apresentada relativa ao exercício de 2018.

No caso de Declaração de Final de Espólio, marque Declaração Final de Espólio Original e informe o número do recibo da última declaração apresentada relativa ao exercício de 2018.

As orientações são do professor Deypson Gonçalves Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique