Seca em RO diminui navegabilidade e escoamento de produção

Seca diminui navegabilidade e escoamento de produção

Publicado em 09/09/2019 15:34 Por Michelle Moreira - Brasília

O período de seca em Rondônia está afetando o volume de cargas escoado por meio do Porto Público. Isso porque as embarcações encontram dificuldades para navegar, durante o dia, com a baixa das águas do rio Madeira.

No período da noite, a navegação está proibida pela Marinha por causa dos bancos de areia.

Segundo a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado, a estimativa para o período de estiagem – que costuma começar em agosto e terminar entre setembro e  outubro – é que as embarcações aumentem o tempo da viagem em cerca de 30%, com redução pela metade das exportações.

Para melhorar a navegabilidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes iniciou há um ano a dragagem do rio Madeira.

A ideia é garantir profundidades mínimas de 3,5 metros ao longo de toda a estação seca.

A medida visa garantir a navegação segura de barcas que transportam de produtos como o milho, a soja e os derivados de combustível.

Além disso, de acordo com o Governo de Rondônia, para diminuir as dificuldades da navegação e aumentar o saldo de exportações está em curso um projeto para a construção de novos portos.

A curto prazo estão previstas a implantação dos portos internacionais nos municípios de Costa Marques, Machadinho D’Oeste e Guajará-Mirim.

A longo prazo, a ideia é construir um grande terminal portuário no distrito de Calama, na divisa entre Rondônia e o Amazonas.

Atualmente, o Porto Público de Porto Velho é um dos principais canais de exportação de itens como grãos, madeira, castanha e peixe. Os grãos representam cerca de 80% da movimentação.

As exportações seguem com destino às regiões de Manaus, Belém e Mato Grosso.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique