Confiança do empresário do comércio mantém tendência de alta em outubro

Confiança do empresário do comércio mantém tendência de alta

Publicado em 09/10/2019 21:56 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Conficança do Empresário do Comércio (Icec) registrou em outubro variação de 0,1% em relação a setembro e a segunda alta consecutiva. Conforme dados divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o resultado de outubro é 12,7% superior ao mesmo mês de 2018, e o melhor desde maio deste ano.

Todos os subíndices tiveram crescimento significativo em outubro, sendo que o destaque foi a satisfação dos empresários quanto às condições atuais. O item apresentou alta de 23,2% na comparação com outubro do ano passado.

O indicador referente às expectativas registrou alta de 8,8% em relação ao mesmo mês de 2018.

As intenções de investimento cresceram 10,2% sobre outubro do ano passado e, o destaque foi para a intenção da contratação de funcionários, que ficou 11,4% maior do que em outubro de 2018.

De acordo com a economista da CNC, Marianne Hanson, a pesquisa confirma o otimismo dos empresários do comércio em relação ao futuro.

“Sem dúvida o último trimestre do ano carrega um otimismo por causa do 13º salário, e tem as contratações de fim de ano, e tem também a perspectiva de recursos extras com a liberação do FGTS, do PIS/PASEP, que devem aquecer o consumo. Mas em todo caso, os indicadores de atividade dos setores relacionados ao consumo, como as vendas do varejo, o volume de serviços prestados às famílias vem apresentado resultados favoráveis em comparação a outros setores da economia e isso tem impactado a confiança do empresário do comércio”.

A economista ressalta que os números de outubro mostram que 75% dos empresários do comércio pretendem aumentar o quadro de funcionários em outubro deste ano, ante 64,4% no ano anterior.

A pesquisa é feita com aproximadamente 6 mil empresas em todas as capitais brasileiras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique