Paraná será declarado zona livre de febre aftosa sem vacinação até o fim do ano

Paraná será declarado zona livre de febre aftosa sem vacinação

Publicado em 15/10/2019 16:45 Por Nelson Lin - Brasília

Até o fim do ano, o estado do Paraná será declarado livre da aftosa sem vacina. O passo inicial foi dado na manhã desta terça com a assinatura de um decreto pela ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que suspende a vacinação contra a febre aftosa no estado.

A medida é importante porque abre a possibilidade de negociação da carne brasileira in natura para países que só compram a carne bovina in natura declarada livre de aftosa sem vacina, conforme explica Diego Viali dos Santos, chefe da Divisão de Febre Aftosa do Ministério.

Além disso, serão economizados mais de R$ 20 milhões decorrentes da aplicação da vacina. O estado de Santa Catarina já é reconhecido como zona livre de aftosa sem vacinação. E, de acordo com o programa nacional de erradicação e prevenção de febre aftosa, elaborado em 2017, a meta é que todo o país atinja a zona livre de aftosa sem vacina em 2026.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique