Desemprego atinge 12,4 milhões no trimestre encerrado em outubro, diz IBGE

Desemprego atinge 12,4 mi no trimestre encerrado em outubro

Publicado em 29/11/2019 20:09 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O desemprego alcançou uma taxa de 11,6% no trimestre encerrado em outubro. Isso significa que 12,4 milhões de pessoas estavam sem trabalho nesse período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa é 0,2 ponto percentual menor do que a medição feita de maio a julho e 0,1 ponto percentual abaixo do que a de outubro do ano passado - o que o IBGE considera uma estabilidade.

O levantamento mostrou ainda a continuidade da informalização do mercado de trabalho brasileiro. O número de trabalhadores sem carteira subiu 2,4% na comparação com o ano passado, chegando a 11,9 milhões de pessoas.

Já o de trabalhadores por conta própria se aproxima de 24,5 milhões de pessoas, 3,9% a mais do que no mesmo trimestre de 2018, como a pesquisadora do IBGE Adriana Berunghy ressalta que ambos os casos são um novo recorde da série histórica.

Por outro lado, a taxa de subutilização da força de trabalho foi 0,8 ponto percentual menor que no trimestre móvel anterior, passando de 24,6% para 23,8%, o que representa quase 1 milhão de pessoas a menos.

Mesmo assim, são 27,1 milhões de pessoas nessa condição. O número de desalentados, aquelas pessoas que desistiram de conseguir uma ocupação, também caiu 4,5% em relação ao trimestre anterior.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique