Produção industrial avança em 10 de 15 locais pesquisados de agosto para setembro, segundo IBGE

Produção industrial avança em 10 de 15 locais pesquisados

Publicado em 08/11/2019 21:57 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A produção industrial brasileira avançou na passagem de agosto para setembro em 10 dos 15 locais avaliados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que divulgou nesta sexta-feira os dados regionais da Pesquisa Industrial Mensal.


Os resultados positivos acompanharam a média nacional registrada em setembro e divulgada na semana passada, que apontou alta de 0,3% na comparação com o mês anterior.


As principais variações positivas ocorreram nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Ceará. Mas os destaques ficaram com a Bahia (4,3%) e o Rio Grande do Sul (2,9%). Em relação às regiões, o melhor crescimento da indústria foi verificado no Nordeste (3,3%).


Entre os resultados negativos, Pará apontou o recuo mais expressivo em setembro, de 8,3%, eliminando, dessa forma, o crescimento verificado em agosto (8,2%). As demais quedas foram observadas nos estados do Amazonas (-1,6%), São Paulo (-1,4%), Rio de Janeiro (-0,6%) e Goiás (-0,1%).


Quando comparado com setembro de 2018, sete estados e a Região Nordeste apresentam queda, e seis estados tiveram alta na produção. O Ceará registrou zero de variação nessa base de comparação.

Entre os seis locais que apresentaram alta frente a 2018, destaque para o Amazonas, com expansão de 16,7%. Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Goiás completaram os estados com avanço. Por outro lado, Espírito Santo e Pernambuco apontaram os recuos mais intensos frente a setembro de 2018, de 14,1% e 7,6%, respectivamente.


Os dados de setembro encerram o terceiro trimestre de 2019, que apresentou queda de 1,2% na produção industrial ante o mesmo período do ano anterior. Seis estados e a Região Nordeste tiveram queda no trimestre, enquanto oito registraram alta.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique