Putin escolhe a cidade e os eventos para a próxima reunião do Brics

Putin escolhe a cidade e os eventos para a próxima reunião do Brics

Publicado em 15/11/2019 18:05 Por Sayonara Moreno - Brasília

Agora é com a Rússia, que vai sediar a décima segunda reunião do bloco das economias emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A cidade já foi anunciada pelo presidente Russo, Vladmir Putin: vai ser em São Petersburgo. Como a presidência do Brics já está na mão de Putin, ele já anunciou também, que pretende criar a plataforma Brics de pesquisa em petróleo, gás e eficiência energética. E ainda citou que quer realizar 150 eventos durante a gestão dele como líder do bloco.

Durante o encontro, foram tratados assuntos ligados à cooperação entre os países, a economia de mercado e compartilhamento de estudos e serviços.

Para formalizar o fim do encontro do Brics, os cinco presidentes assinaram a declaração de Brasília: um documento com mais de 70 itens, entre recomendações, ações, intenções e agradecimentos. Segundo o balanço da declaração, foram 116 encontros, durante a presidência de Bolsonaro no bloco.

Na declaração de Brasília, os países destacaram a necessidade de reformamr o sistema multilateral para ampliar a livre circulação de pessoas e mercadorias. Também chamaram atenção para o fortalecimento da economia e a cooperação entre os Brics. 

Os chefes de Estado do Brics apontaram ainda que o caminho ideal para a resolução das crises regionais é o do diálogo e da democracia. 

Participaram do encontro, todos os presidentes de cada país membro do Brics, junto com suas delegações. O encontro ocorreu no Palácio do Itamaraty, aqui em Brasília. Foi a terceira vez do Brics no país e a segunda na capital federal.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique