Agropecuária foi o setor que teve o maior crescimento na variação do PIB

agropecuária foi o setor que teve o maior crescimento na variação do PIB

Publicado em 04/12/2019 13:25 Por Apresentação de José Carlos Andrade - Brasília

A agropecuária foi o setor da economia que, no terceiro trimestre de 2019, teve o maior crescimento na variação do PIB, o Produto Interno Bruto, medido pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A alta ficou em 1,3% no período.

A indústria cresceu 0,8% e o setor de serviços, 0,4%.

A taxa acumulada nos últimos quatro trimestres resulta num crescimento do PIB de 1%. Já a agropecuária, teve expansão de 2% e serviços, 1,2%. Por esse parâmetro, a indústria não cresceu.

O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, alcançou o valor de 1 trilhão e 842 bilhões de reais no terceiro trimestre. Desse total, a agropecuária participa com 4,3%, a indústria com 19,1% e o setor de serviços com 62,5%.

Ao longo deste ano, a agropecuária acumula crescimento de 1,4%. Essa taxa é mais elevada do que as acumuladas nos trimestres anteriores. Pode-se atribuir esse crescimento ao comportamento positivo de diversos produtos.

O IBGE destaca especialmente o algodão, com crescimento da produção de 39,7% apurado em outubro; o milho, crescimento de 23,2% e a laranja com elevação de 6,3%.

Outros produtos tiveram contribuições negativas, como o café, com redução na produção de 16,5%, e a cana-de-açúcar, queda de 1,1%.

Na pecuária - especialmente bovinos, suínos e ovos -, o desempenho foi positivo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique