Governo e caminhoneiros discutem valores para nova tabela de frete que será divulgada até janeiro

Governo e caminhoneiros discutem valores para nova tabela de frete

Publicado em 05/12/2019 19:14 Por Dayana Vítor - Brasília

O detalhes da nova tabela de fretes dos caminhoneiros que será divulgada, pelo governo federal, até dia 20 de janeiro, estão sendo discutidos aqui em Brasília, no Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Carga. O evento vai até o fim desta quinta-feira.

Representantes do Ministério da Infraestrutura, da Economia, da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, de outros órgãos e também dos caminhoneiros participam dos debates.

Eles esperam chegar a um consenso sobre o que será incluído na nova lista. A tabela atualmente em vigor foi publicada em novembro e prevê um piso mínimo para o serviço. E que o lucro seja variável e negociado entre as partes.

Também existem algumas categorias diferentes de frete. A ideia do governo é que novas categorias sejam criadas, como explica o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa.

O caminhoneiro autônomo Gustavo Ávila sempre participa das reuniões do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Carga. Ele destaca que a categoria percebeu a importância de negociar com o governo aqui em Brasília.

A tabela do frete foi criada pelo então presidente, Michel Temer, em 2018, após a greve dos caminhoneiros que parou o país por dez dias em maio. Na época, eles reivindicaram a diminuição do preço do diesel e também uma tabela do frete. Os dois pedidos foram atendidos, o litro do combustível ficou congelado por algum tempo e a tabela de remuneração foi criada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique