Governo aumenta para 2,40% previsão de crescimento do PIB para 2020

Governo aumenta para 2,40% previsão de crescimento do PIB

Publicado em 14/01/2020 19:09 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O governo aumentou a previsão para o PIB - Produto Interno Bruto em 2020 de 2,32% para 2,40%. O PIB do ano passado também foi revisado, e deve crescer 1,12% em relação a 2018.

Na previsão anterior, o governo estimava um crescimento menor, de 0,9%. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Economia.

Já a inflação deve crescer, neste ano, 3,62% segundo o IPCA e 3,54% segundo o INPC. A projeção dos índices inflacionários teve um leve aumento em relação a última estimativa do ministério.

A equipe econômica defende que os indicadores apontam para uma estabilização da dívida pública. O secretário da Fazenda do ministério, Waldery Rodrigues Júnior, destaca que o endividamento não deve ultrapassar os 80% do PIB, como o governo havia previsto no início do ano passado, mas defende que é preciso manter o ajuste fiscal.

Medidas como a reforma administrativa e a tributária devem servir como ajuste fiscal, segundo o secretário.  O aumento na previsão de crescimento do PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, ocorreu, segundo o governo, por causa dos novos dados apresentados para o 3ª trimestre do ano passado, somado aos efeitos da liberação do FGTS e de um aumento na arrecadação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique