Governo conclui obras da BR-163 com inauguração de trecho em Altamira

Governo conclui obras com inauguração de trecho no Pará

Publicado em 14/02/2020 20:50 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal inaugurou nesta sexta-feira (14), em Altamira, no Pará, a pavimentação do trecho que faltava para concluir a BR-163. A rodovia tem 3.579 quilômetros de extensão e corta, pelo interior, o país de Norte a Sul, do município gaúcho Tenente Portela até o paraense Oriximiná.

O trecho da via inaugurado nesta sexta tem 57 quilômetros e liga a BR-163 ao Porto de Miritituba, que faz parte de um conjunto de seis portos da Região Norte e um do Nordeste, chamado de Arco Norte.

O presidente Jair Bolsonaro esteve na entrega da via e lembrou que a construção da BR-163 começou nos anos de 1970. Bolsonaro acrescentou que o planejamento dessa obra ocorreu em 2018 e que não está preocupado com uma possível reeleição.

Um levantamento da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mostra que nos últimos nove anos a exportação de soja e milho foi multiplicada por seis devido aos portos do chamado Arco Norte. São os terminais de Porto Velho, em Rondônia; Miritituba, Barcarena e Santarém, no Pará; Itacoatiara e Manaus, no Amazonas, e Itaqui, no Maranhão.

A agência reguladora atribuiu o aumento na movimentação do Arco Norte aos investimentos feitos por meio do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. De acordo com a Antaq, o PAC ampliou o acesso aos portos com as obras na BR-163, a construção da Ferrovia Carajás, a dragagem de rios e abertura de novos portos.

Isso deslocou do Sudeste para o Norte e Nordeste o escoamento da produção, principalmente dos estados de Mato Grosso e Rondônia. Daí a importância da conclusão da BR-163.

* Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique