Índice de Confiança da Indústria sobe pelo quarto mês seguido, diz FGV

Índice de Confiança da Indústria sobe pelo quarto mês seguido

Publicado em 28/02/2020 13:18 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança da Indústria, medido pela da Fundação Getúlio Vargas avançou 0,5 ponto em fevereiro e chegou a 101,4 pontos, mesmo nível de março de 2018.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela fundação mostram que esta foi a 4ª alta consecutiva do índice.

Em fevereiro, a confiança subiu em 12 dos 19 segmentos industriais pesquisados.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o resultado positivo decorre da melhora da percepção dos empresários sobre a situação atual. Já o Índice de Expectativas ficou praticamente estável em relação ao mês anterior, com 101,8 pontos.

A economista da Fundação, Renata de Mello Franco, explicou que a continuidade da tendência de recuperação da confiança industrial em fevereiro, está ancorada na melhora dos indicadores da situação atual, com destaque para a alta do indicador de demanda.

Para os próximos três meses, no entanto, Renata destaca que a sondagem indica certa cautela por parte dos empresários, tanto nas previsões em relação à demanda quanto ao nível futuro de produção.

Isto porque os dados para a pesquisa de fevereiro foram coletados até o dia 21 e não captaram a piora do cenário econômico mundial com a divulgação de casos do novo coronavírus na Europa e no Brasil.

A pesquisa mostra que os indicadores que medem as perspectivas sobre a evolução do ambiente de negócios nos próximos seis meses e o volume de pessoal ocupado nos próximos três meses apresentaram alta.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada aumentou 0,5 ponto percentual, para 76,2%, mesmo valor observado em outubro de 2018.

A edição de fevereiro da Sondagem da Indústria coletou informações de 1.148 empresas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique