Inflação medida pela FGV cai na terceira semana de fevereiro

Inflação medida pela FGV cai na terceira semana de fevereiro

Publicado em 27/02/2020 18:20 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação medida pelo IPC-S, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, variou 0,17% na terceira semana de fevereiro, bem abaixo da taxa de 0,36% registrada na semana anterior. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas, nesta apuração, sete das oito classes de despesa que compõem o índice registraram queda em suas taxas de variação.

A maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que passou de 1,63% para 0,69%. O recuo foi influenciado pela forte queda nos preços das passagens aéreas, de 4,42% para -0,88%.

Os outros grupos que apresentaram taxas menores na terceira semana de fevereiro foram Transportes, Habitação, Despesas Diversas, Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Comunicação.

As principais influências vieram dos itens gasolina, tarifa de eletricidade residencial, serviços bancários, hortaliças e legumes, artigos de higiene e cuidado pessoal e mensalidade para tv por assinatura.

Apenas o grupo Vestuário apresentou avanço em sua taxa de variação, ao passar de -017% para 0,22%, A alta foi influenciada pelo aumento nos preços das roupas, de -0,26% para 0,19%.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas, a inflação na terceira semana de fevereiro caiu em todas as capitais pesquisadas: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique