Setor de serviços fecha 2019 com aumento de 1%, primeiro resultado positivo em 5 anos

Setor de serviços fecha 2019 com aumento de 1%

Publicado em 13/02/2020 19:24 Por Tâmara Freire - Brasília

O volume de serviços aumentou 1% em 2019, interrompendo uma sequência de quatro anos sem resultados positivos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.


O crescimento foi puxado principalmente pelo setor de informação e comunicação, que acumulou alta de 3,3% no ano. Mas, de acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o setor precisa manter essa trajetória para reverter as perdas dos últimos anos.


“São três taxas negativas entre 2015 e 2017, com uma perda acumulada de 11%, uma estabilidade no ano de 2018 e agora volta a operar no campo positivo com esse avanço de 1%. Os grandes destaques em termos de serviços do ano de 2019 foram tecnologia da informação, serviços financeiros auxiliares, como corretoras de títulos e valores imobiliários, e os destaques negativos vindo dos setores de transporte rodoviário e ferroviário de cargas”.


Outro destaque positivo foram serviços de locação de automóveis. Isso pode ser resultado tanto da mudança de comportamento do consumidor, que prefere não ter carro e alugar quando precisa, quanto pelo aumento de motoristas de aplicativo, que alugam o veículo para trabalhar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique