Receita Fone está desativado e solicitações só pela internet

Receita Fone está desativado e solicitações só pela internet

Publicado em 23/03/2020 22:49 Por Dayana Vitor - Brasília

Um serviço que ajudava quem não pode, nem deve sair de casa nesta época de Coronavírus, está indisponível: o Receita Fone 146. Isso porque venceu o contrato entre o governo federal e a empresa que prestava o serviço.

A alternativa agora é recorrer à internet, no receita.economia.gov.br, para consultar o CPF ou o andamento da restituição do Imposto de Renda.

De acordo com o último balanço divulgado pela receita, já foram entregues mais de seis milhões de declarações deste a abertura do prazo, em 2 de abril. As declarações podem ser feitas até 30 de abril.

O serviço fica indisponível apenas na madrugada, entre uma e cinco horas da manhã.

A expectativa é que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Se você deseja fazer sua declaração agora durante a quarentena é só realizar o download do programa gerador da declaração no site da receita.

Também é possível enviar o documento sem fazer o download, mas é necessário acessar o E-Cac - Centro Virtual de Atendimento que consta no site da receita. Para isso, é indispensável o uso de certificado digital.

E você contribuinte também pode baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda, para mandar a declaração do imposto de renda pelo celular.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique