Vendas no varejo em janeiro caem em quase todo país

Vendas no varejo em janeiro caem em quase todo país

Publicado em 24/03/2020 16:18 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O comércio varejista brasileiro registrou queda de 1% no volume de vendas em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2019, acumulando dois meses negativos seguidos. A Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta terça-feira (24), pelo IBGE mostra que foi o recuo mais intenso para janeiro desde 2016, quando o setor registrou -2,6%.

Em relação a janeiro do ano passado, as vendas aumentaram 1,3%, mas, segundo o IBGE, o ritmo de crescimento vem perdendo força a cada ano, já que a taxa permanece 5,4% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014.

O instituto destaca que a pesquisa ainda não contabiliza os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Das oito atividades pesquisadas, cinco tiveram queda em janeiro, na comparação com dezembro, o que segundo o IBGE é natural por conta do rescaldo de datas comerciais do fim do ano, como a Black Friday e o Natal. 

As maiores contribuições foram de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e combustíveis e lubrificantes. As outras atividades com resultado negativo foram móveis e eletrodomésticos, equipamentos e material para escritório, informática e comunicação e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

As atividades que tiveram resultados positivos em relação a dezembro foram tecidos, vestuário e calçados, livros, jornais, revistas e papelaria e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

O recuo nas vendas em janeiro, na comparação com dezembro, ocorreu em 16 das 27 unidades da federação, com destaques para o Amapá, Bahia e Tocantins. Por outro lado, entre as 11 altas registradas no mês, as maiores foram em Rondônia, Roraima e Acre.

Já o comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, teve alta de 0,6% após dois meses de recuos consecutivos. Em relação a janeiro do ano passado, a alta foi mais intensa, de 3,5%, a décima taxa positiva seguida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique