Restaurantes self-service ainda vão demorar a reabrir no Rio

Restaurantes self-service ainda vão demorar a reabrir no Rio

Publicado em 03/06/2020 18:19 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A falta de previsão para a reabertura dos restaurantes self-service no município do Rio de Janeiro preocupa representantes do setor. No plano de retomada da economia carioca, a prefeitura incluiu a  reabertura de bares e restaurantes na fase 3,  a partir do dia 2 de julho. O planejamento contudo não contempla estabelecimentos na modalidade self-service.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio de Janeiro, Pedro Hermeto, afirmou que o fato é preocupante já que a maioria das empresas do setor são de pequeno porte e dessas 70% são compostas por restaurantes com esse perfil. Hermeto avalia que a medida, além da questão econômica, tem um impacto social importante.


A preocupação está inclusive na cartilha que traz recomendações aos estabelecimentos e empresários do setor, elaborada com base em  orientações da Anvisa e da OMS,  para a rotina de prevenção ao contágio do coronavírus durante e após a pandemia. Uma seção inteira foi dedicada aos restaurantes que servem comida no sistema de buffet. Segundo Hermeto, o conjunto de regras voltadas a esses restaurantes atendem a necessidade de segurança e prevenção à contaminação do vírus.


Segundo a Associação, o setor de bares e restaurantes da capital fluminense foi bastante afetado pelas restrições impostas para conter a pandemia. Atualmente, seguindo decreto do município, os estabelecimentos só podem funcionar na modalidade de entrega. E um decreto do governo do estado limita o funcionamento a 50% da capacidade.

De acordo com Pedro Hermeto,  a estimativa é que 20% dos estabelecimentos fechem as portas antes mesmo da data prevista para reabertura. Ele acrescentou que após o dia 02 de julho, data em que deve ocorrer a retomada, boa parte deve recomeçar no vermelho, com o risco de uma nova quebra de 30% das empresas.

Em nota, a  Prefeitura do Rio esclareceu, por meio da Vigilância Sanitária, que os restaurantes self-service vão poder também retornar na Fase 3, no entanto, está proibido o  auto atendimento pelo cliente.

A Vigilância informou que os estabelecimentos deverão ter um funcionário exclusivo para servir um cliente por vez. E que a medida é para evitar a aglomeração e que mais de uma pessoa toque em conchas e demais itens no momento de servir. No plano de retomada apresentado pela prefeitura, o funcionamento do sistema self-service está vedado até a última fase do cronograma.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique