Inflação de produtos na saída das fábricas fica em 0,61% em junho

Inflação de produtos na saída da fábrica foi de 0,61% em junho

Publicado em 31/07/2020 14:48 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Preços ao Produtor, que mede a variação de preços dos produtos na saída das fábricas, sem impostos e frete, teve inflação de 0,61% em junho deste ano. A taxa é inferior à de maio, de 1,16%, que foi a maior desde maio do ano passado.

Os dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE mostram que o principal impacto para a taxa de junho do índice veio da atividade relacionada aos derivados de petróleo e biocombustíveis.

Em junho, 11 das 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação pesquisadas apresentaram inflação em seus produtos, com destaque para refino de petróleo e álcool e indústrias extrativas. Entre as que tiveram deflação, o destaque foi para metalurgia e alimentos.

Diferentemente dos últimos meses, a atividade de alimentos, que tem o maior peso no índice geral, e acumula alta de 17,38% no ano, registrou variação negativa de 0,79%. No ano, o indicador acumula alta de 3,94% e nos últimos 12 meses, a inflação da indústria foi de 6,38%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique