PNE completa três anos com apenas 20% das metas cumpridas

PNE completa três anos com apenas 20% das metas cumpridas

Publicado em 22/06/2017 15:35 Por Graziele Bezerra - Brasília

O Plano Nacional de Educação completa três anos no próximo domingo (25) com oito das 30 metas e estratégias estabelecidas com prazo intermediário vencido. É o que mostra balanço do Observatório do PNE.

Em relação às metas de acesso à educação infantil, fundamental e ensino médio, o observatório revela que 2,5 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos continuam fora da escola. Entre as metas que foram cumpridas está a formação de um fórum permanente para acompanhar o piso salarial do corpo docente, do ensino público, na educação básica. Outra meta atingida, mas com atraso, foi o envio da Base Nacional Curricular ao Conselho Nacional de Educação, em abril deste ano. O prazo era no ano passado.

Segundo o Ministério da Educação, a atual gestão recebeu o ministério com o descumprimento de todas as metas para 23 de junho de 2016 e responsabilizou a gestão anterior. A gestão atual alega que recebeu a pasta com corte de R$ 6 bilhões do orçamento de 2016. E que as ações estratégicas implantadas pela atual gestão estão atreladas ao PNE. Por lei, o ministério deve publicar relatórios de cumprimento das metas a cada dois aos, e o próximo relatório será divulgado no ano que vem.

* O áudio foi substituído para acréscimo de informações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique