Coreia do Sul vence Olimpíada Internacional de Matemática em disputa no Rio

Coreia do Sul vence Olimpíada Internacional de Matemática

Publicado em 23/07/2017 01:26 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

A equipe da Coreia do Sul venceu a 58ª Edição da Olimpíada Internacional de Matemática. O segundo lugar, por equipe, ficou com a China e, o terceiro, com o Vietnã. A premiação aconteceu neste sábado (22) no Rio de Janeiro.  Pela primeira vez a competição foi realizada no Brasil que, este ano, teve a participação de 112 países.

Os brasileiros ficaram em 37º lugar, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas. No ano passado, o país teve a sua melhor colocação ao terminar a competição em 15ª lugar por equipe.

Na delegação da Síria que terminou a competição na quinquagésimo sexto lugar, o destaque da equipe, por ser filho do ditador Bashar al-Assad, presidente do país, Hafez al-Assad terminou a competição na posição 528 no individual, ficando com uma menção honrosa. No Rio, o filho do ditador aproveitou também para fazer turismo e conhecer diversos pontos turísticos da cidade como Corcovado, Maracanã, e Boulevard Olímpico.

A Olimpíada é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada em conjunto com o Congresso Internacional de Matemática , como parte do Biênio da Matemática Brasil 2017/2018.

Mais antiga e prestigiada competição de nível médio do mundo, a competição é realizada anualmente. Cada equipe tem no máximo seis participantes que entre os dias 17 e 21 se empenharam em resolver os mais desafiadores problemas sobre o tema, mantendo uma tradição que teve início em 1959, na Romênia, então com apenas seis países participantes.

Com informações da Agência Brasil.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique