Estudo aponta Uerj como a oitava melhor universidade do país

Estudo aponta Uerj como a oitava melhor universidade do país

Publicado em 13/11/2017 21:34 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Uerj foi classificada como a oitava melhor universidade do país e subiu 33 posições na classificação geral, em relação ao ano passado.

O levantamento foi feito por um centro de ranking de universidade sediado nos Emirados Árabes Unidos que analisa mais de 27 mil instituições de ensino superior de 61 países, classificando as 1000 melhores.

O estudo considera oito critérios de avaliação: qualidade do ensino, proporção de ex-alunos que chegaram a cargos de gestão nas empresas, qualidade do corpo docente, número de publicações em periódicos acadêmicos, influência acadêmica, citações, índice de qualidade em pesquisa e número de patentes.

O sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj, Egberto Gaspar de Moura, disse que o status foi alcançado graças às políticas implantadas há 20 anos, que estimulam à produção acadêmica e a iniciação científica.

O sub-reitor acrescentou ainda que a universidade é destaque tanto na graduação quanto na pós-graduação, além de ser pioneira nas atividades de extensão. No entanto, ele afirmou que a crise financeira tem atrapalhado os planos da instituição, inclusive os projetos que ajudariam na área da saúde.

Com relação aos alunos, Egberto Moura destaca outro dado preocupante, em alguns cursos de graduação, caiu para um terço o número de estudantes. Já a pós-graduação, segundo ele, ainda não sentiu os reflexos e chegou a crescer de 4.500 matrículas para 5.100.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique