Inscrições do Encceja começam no dia 16 de abril; as provas serão aplicadas em agosto

Inscrições do Encceja começam no dia 16 de abril

Publicado em 14/03/2018 23:21 Por Sayonara Moreno - Brasília

Foi publicado, nesta quarta-feira, o edital para as provas do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, no Diário Oficial da União.

O texto detalha os procedimentos aos interessados em obter o certificado para os ensinos fundamental e médio. Qualquer pessoa que não concluiu um dos dois pode participar, desde que tenha 15 anos para pedir a certificação do ensino fundamental e 18 anos, para o médio.

Para Maria Inês Fini, a Presidente do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, essa oportunidade tem grande significado social.

Até então, a proficiência nas quatro disciplinas para cada nível de ensino podia ser emitida com as provas do Enem, mas agora somente o ENCCEJA fornece esse certificado.

No ano passado foram cerca de um milhão e meio de inscritos, mas 60% deles não participaram da prova. A presidente do Inep explica que isso gera custos e quem faltar esse ano, perde a gratuidade da inscrição, em outras edições do Exame.

Quem não tem ensino fundamental pode pedir, direto, a certificação para o ensino médio. E quem for aprovado nas quatro disciplinas das provas de ensino médio, pode também se inscrever para o Enem, para concorrer a uma vaga em universidade.

Segundo Maria Inês Fini, a data da aplicação das provas foi antecipada para agosto, justamente para que os participantes consigam o boletim de notas, a tempo para o Enem.

No ato da inscrição, o jovem ou adulto deve indicar a Secretaria Estadual ou instituto federal que deve fornecer a certificação, caso seja aprovado.

As provas, em todo o país, vão ocorrer no dia cinco de agosto e as inscrições serão no mês que vem: entre 16 e 27 de abril. Além da prova nacional, no dia 5 de agosto, a aplicação vai ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro, para pessoas privadas de liberdade. Todos os detalhes estão no edital do exame, em portal.inep.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique