Mais de 1 milhão de pessoas já pediram isenção da taxa do Enem

  • 06/04/2018 - 08h57

Graziele Bezerra

Dados parciais do Ministério da Educação (MEC) mostram que mais de 1 milhão de pessoas já pediram isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

 

O período para pedir o benefício começou na última segunda-feira (2) e vai até 11 de abril. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa.

 

Neste ano, pela primeira vez, o pedido de isenção da taxa será feito antes do período de inscrição. Até o ano passado, a solicitação era feita ao mesmo tempo. 

 

É importante lembrar que quem teve a isenção no ano passado, mas faltou aos dois dias de prova vai precisar justificar a ausência para poder ter a gratuidade novamente. Tudo isso deve ser feito na página enem.inep.gov.br

 

O resultado da solicitação de isenção vai ser divulgado no dia 23 de abril e, se for negado, o interessado ainda terá a opção de fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 82. 

 

Poderão fazer o Enem sem pagar essa taxa os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha feito todo o ensino médio em escola pública ou ainda como bolsista integral em escola particular e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

 

Também tem isenção quem se declarar de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenham atingido a nota mínima nas provas.

 

Todos os interessados em fazer o Enem 2018, isentos ou não, deverão fazer a inscrição no exame entre 7 e 18 de maio.

Ir para a versão desktop