Na Trilha da História: Unicamp promove a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Unicamp promove a 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado em 13/04/2018 19:10 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História.

Hoje (13), o nós vamos falar da 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A competição é destinada a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e a estudantes do ensino médio. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril.

Nossa entrevistada é historiadora Cristina Meneguelo, professora da Unicamp e uma das coordenadoras da olimpíada. Ela explica que as primeiras fases da disputa são feitas online, e os alunos se juntam em equipes.

Em cada fase o estudante tem a oportunidade de estudar o assunto proposto. Uma das tarefas foi uma atividade sobre a ditadura militar, outra sobre a reforma do ensino médio.

Depois, a fase final da olimpíada é feita em Campinas. São levados à Unicamp 1,2 mil finalistas, que fazem provas em um sábado de manhã. A equipe de história da Unicamp corrige as provas, e as medalhas são entregues no domingo. É feita uma cerimônia e um show de rock, para a entrega das medalhas aos vencedores e também aos professores.

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique