Termina hoje prazo para pedir isenção na taxa de inscrição do Enem; resultado sai dia 23

Termina hoje prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem

Publicado em 15/04/2018 13:27 Por Sumaia Villela - Brasília

Termina neste domingo (15) o prazo para solicitar isenção na taxa de inscrição do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.


É a primeira vez, em 20 anos de prova, que a isenção é pedida antes da inscrição.

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, espera 4 milhões de isentos neste ano.

Mais de 2,5 milhões de pessoas já fizeram o pedido, que ainda vai ser analisado. O resultado sai no dia 23 de abril. O candidato pode recorrer até o dia 29.

São dispensados de pagar a taxa de R$ 82 os participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola pública neste ano.

Também vale para quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou teve bolsa integral na rede privada e possui renda familiar por pessoa igual ou menor que um salário-mínimo e meio; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com membro da família que possua NIS, o Número de Identificação Social, ou inscritas no CAD Único.

Por fim, são isentos os alunos que atingiram nota mínima para Certificação de Conclusão do Ensino Médio nas áreas do conhecimento em que se inscreveu no Encceja do ano passado.

O Inep alerta em especial os alunos que estão concluindo o Ensino Médio na rede pública, porque antes o requerimento de isenção era gerado automaticamente com a inscrição. Até a tarde de sexta-feira, foram registrados cerca de 860 mil inscrições desses estudantes.

Lembrando que, pela primeira vez, as pessoas que pediram isenção no ano passado e faltaram nos dois dias de provas vão precisar justificar a ausência com documentos oficiais.

O pedido de isenção é feito na página do Enem na internet.

E atenção! O pedido de isenção não conta como inscrição, que só abre em maio.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique