Olimpíada de Matemática abre inscrições para alunos do 4º e do 5º ano do fundamental

Inscrições para alunos do 4º e do 5º ano estão abertas

Publicado em 11/09/2018 21:27 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Os estudantes de escolas públicas que gostam de matemática agora contam com mais um incentivo para participar da maior competição do gênero no país.

Estão abertas as inscrições para alunos do quarto e do quinto ano do ensino fundamental participarem de mais uma edição da OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

As inscrições são gratuitas e só poderão ser feitas até o dia 10 de outubro em nome das escolas exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e pelos representantes das escolas federais.

As provas para estes alunos serão aplicadas no dia 30 deste mês.

Até a última edição, realizada no ano passado, a competição reunia apenas representantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de nível médio.

Neste sábado acontece a segunda etapa da Olimpíada para os dessas séries.

Entre as premiações da OBMEP para os primeiros colocados na competição estão quarenta e seis mil menções honrosas, 4.500 medalhas de bronze,  1500 medalhas de prata e 500 medalhas de ouro, distribuídas por todos os estados participantes.

Os medalhistas recebem uma bolsa de cem reais mensais para participarem de um programa de estudos em universidades federais, como detalha o coordenador-geral da Olimpíada de Matemática e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Claudio Ladim.

O Ministério da Educação e da Cultura vai disponibilizar 10 milhões de reais em recursos para o Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada , instituição encarregada de organizar a competição.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional realizado pelo Impa, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Entre os objetivos da competição estão incentivar o estudo da matemática, promover inclusão social e identificar talentos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique