UFRJ defende manutenção do Museu Nacional como parte da universidade

UFRJ defende manter Museu Nacional como parte da universidade

Publicado em 09/09/2018 14:23 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro respondeu ao que chamou de especulações sobre a desvinculação do Museu Nacional da universidade.

O texto afirma que qualquer medida nesse sentido fere a autonomia universitária e ressalta que o Museu não é um instituição dedicada exclusivamente à guarda de acervo, mas também à produção de conhecimento e ciência de ponta.

A nota ressalta que a produção acadêmica do museu tem reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior, a Capes, como nota 7, o maior índice de avaliação possível para uma instituição acadêmica no Brasil e que se trata de uma unidade de ensino pesquisa e extensão, características que não são dissociáveis como prevê o artigo 207 da Constituição Federal.

O texto finaliza expressando que o corpo de docentes, pesquisadores e estudantes jamais poderia se submeter a uma Organização Social.

A Polícia Federal continua o trabalho de perícia sobre as causas do incêndio do ultimo dia dois de setembro, que comprometeu quase a totalidade do acervo do museu, e ainda não informou nenhuma conclusão da investigação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique