2ª etapa do Enem ocorreu sem registro de problemas; 29% não compareceram

2ª etapa ocorreu sem registro de problemas; 29% não compareceram

Publicado em 11/11/2018 23:47 Por Samanta do Carmo - Brasília

O segundo dia de realização do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, terminou neste domingo sem registros de problemas logísticos e de aplicação em todo o Brasil. 29% dos estudantes inscritos não compareceram para realizar as provas de Matemática e Ciências da Natureza.


O índice de ausência foi cinco pontos percentuais maior do que no dia primeiro dia de prova,  comentou Maria Inês Fini, presidente do INEP, responsável pela elaboração do exame.

Os estudantes poderão justificar a ausência apresentando boletins de ocorrência, atestados médicos ou de trabalho. Os candidatos que se sentiram prejudicados de alguma forma poderão neste ano, pela primeira vez, fazer a reclamação pela página do candidato, na internet.


E o INEP vai investigar e responder por e-mail ou por mensagem no celular. O registro pode ser feito já a partir desta segunda-feira. O prazo final é 19 de novembro.


O Ministro da Educação, Rossiele Soares, evitou comentar as afirmações do presidente eleito Jair Bolsonaro, que criticou questões da primeira prova que abordaram identidade de gênero.


Nas redes sociais, após a prova, as questões mais comentadas pelos estudantes foram uma que usou como exemplo o jogo virtual Minecraft e outra com a hipótese de uma criança brincando no elevador do prédio.

A presidente do Inep, Maria Inês, destacou que o órgão fez uma forte campanha para evitar que os candidatos se atrasassem para a prova e que o resultado foi alcançado. A divulgação dos gabaritos e cadernos de questões será em 14 de novembro e o resultado oficial deve ser publicado até 18 de janeiro de 2019.


Neste ano, 5 milhões e 513 mil estudantes se inscreveram para o Enem, cerca de um milhão e 200 mil a menos do que no ano passado, quando o Exame deixou de valer como certificado para o Ensino Médio e a prova passou a ser aplicada em dois finais de semana.

Em 2016, mais de 8 milhões e 300 mil pessoas se inscreveram, quase três milhões a mais do que neste ano

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique