Estudantes fazem hoje prova do Enem; atenção para horário de verão é fundamental

Estudantes fazem hoje prova do Enem; atenção para horário de verão é fundamental

Publicado em 04/11/2018 08:00 Por Danyele Soares - Brasília

Neste domingo (4), 5,5 milhões de estudantes fazem o primeiro dia de provas do Enem. Os candidatos terão de resolver questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e fazer a redação.

Os portões abrem ao meio-dia, no horário de Brasília. E exatamente às 13h o acesso será fechado.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, alerta os alunos para evitar atrasos.

Isso porque começou hoje o horário de verão e o Brasil, a partir de agora, terá quatro fusos diferentes. Vão seguir o relógio de Brasília os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.

Já no Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, os portões fecham ao meio-dia, horário local.

No Amazonas, em Rondônia e Roraima, os participantes poderão entrar até as 11h, horário local. E no Acre, os portões serão fechados às 10h, pelos relógios acreanos.

A diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, explicou em entrevista à Rádio Nacional o porquê da prova ter de ser aplicada de acordo com o horário de Brasília.

O estudante também deve ficar atento e já separar a caneta esferográfica de tinta preta e o documento de identificação. Também é recomendável levar o cartão de confirmação da inscrição.

Com tudo isso em mãos, o conselho, agora, é manter a calma para conseguir fazer uma boa prova!

E no próximo domingo, dia 11, os estudantes vão fazer provas de ciências naturais e matemática.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique