Gabaritos oficiais do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Gabaritos oficiais do Enem serão divulgados nesta quarta-feira

Publicado em 14/11/2018 10:37 Por Graziele Bezerra - Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta quarta-feira (14) os gabaritos oficiais da prova na página do exame: enem.inep.gov.br.

Além dos gabaritos, o Inep vai disponibilizar também os cadernos de questões aplicados nos últimos dias 4 e 11 a mais de 4 milhões de estudantes em todo o país.

Mesmo com o gabarito, os candidatos não vão conseguir saber a nota final, que só vai ser divulgada no dia 18 de janeiro. 

Isso porque, na correção da prova, o sistema utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item, que faz com que o valor de cada questão varie de acordo com os erros e acertos dos estudantes naquela questão. Logo, se o item tiver grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, vai valer menos pontos.

Já o estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, vai ganhar mais pontos por ele. E, por causa deste cálculo, é que o estudante só vai conhecer o resultado em janeiro.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também serve para concorrer a bolsas em instituições privadas pelo ProUni e para participar do Fies.

*Com informações da Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique