Levantamento aponta que 1,2 milhão de brasileiros com 19 anos não concluíram ensino médio

  • 18/12/2018 - 09h47

Priscilla Mazenotti

Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões terminaram o ensino médio, o que representa 63,5% do total. Isso quer dizer que 1,2 milhão de jovens não terminaram essa etapa dos estudos. É o que mostra um levantamento feito pelo Todos Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio entre 2012 e 2018.


Na análise feita pelo diretor de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, Olavo Nogueira Filho, o desafio não é só garantir a permanência dos jovens no ensino médio, mas levar para a escola os que abandonaram as salas de aula.


Dentro desse grupo que não concluiu o ensino médio, 62% não estão mais na escola e 55% pararam de estudar ainda no ensino fundamental.


Falando de ensino fundamental, as taxas de conclusão ficaram estáveis nesse período de 2012 a 2018. Houve uma queda no número absoluto de pessoas que terminaram essa etapa, mas por conta da redução da população de 16 anos no país. Em 2018, por exemplo, foram mais de 200 mil concluintes a menos do que em 2017.


O levantamento indica, ainda, que há uma desigualdade no ensino no país. Adolescentes negros e moradores das áreas rurais têm taxas de conclusão mais baixas do que as dos brancos e de regiões urbanas em todas as etapas da educação básica. No ensino fundamental, a diferença entre negros e brancos é de 10 pontos percentuais. Já no ensino médio, a distância é quase o dobro: 19 pontos percentuais. 


O movimento Todos pela Educação defende a adoção de uma estratégia nacional e uma atuação integrada da União, dos estados e dos municípios, na educação básica - que inclui educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Ir para a versão desktop