Simulador de notas ajuda estudantes a selecionarem cursos no Sisu

Simulador de notas ajuda estudantes a selecionarem cursos no Sisu

Publicado em 21/01/2019 14:22 Por Renata Martins - Brasília

Depois da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora, a expectativa de quem quer entrar na universidade é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu 2019 vai oferecer mais de 230 mil vagas em 129 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

As inscrições começam nesta terça-feira (22) e vão até sexta (25).

Para os curiosos, ansiosos ou precavidos, o Ministério da Educação lançou um simulador de notas.

A ferramenta permite que o candidato veja em quais cursos teria sido aprovado em edições anteriores do processo, por meio da nota do Enem.

Para voltar a cursar Direito, curso que começou na Universidade de Brasília, o amapaense Patrique Lima, de 31 anos, fez novamente o Enem.

A expectativa é conseguir uma vaga na USP. Ele fez a simulação.

Sonora: “Primeiro tentei pelo celular e não permite. Só computador. Mas, apesar dessa dificuldade, é bem interessante poque te dá uma projeção. Contém um pouco da ansiedade e ajuda a se preparar pra ver qual o melhor local. Em quais condições você disputa melhor. Pra ter uma noção do que foi a última vez e o que pode esperar para a próxima seleção.”

O sistema está disponível no site sisu.mec.gov.br. O candidato deve inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação do Enem que tenha participado.

Em seguida, deve marcar a alternativa "ampla concorrência" ou "lei de cotas". Entre os filtros disponíveis, a busca pode ser feita por curso, estado e turno.

O Ministério da Educação pretende manter o simulador atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Segundo o MEC, dessa forma, os estudantes vão poder saber o que precisam melhorar no próximo Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique