Na Trilha da História: Livro reconta vida de Lampião, o Rei do Cangaço

Livro reconta vida de Lampião, o Rei do Cangaço

Publicado em 04/02/2019 13:50 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá! Eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nosso tema é Lampião, o Rei do Cangaço! Nosso entrevistado é o jornalista e escritor Wagner Barreira, autor do livro “Lampião e Maria Bonita – Uma história de amor e balas”, lançado pela Editora Planeta. Wagner lembra que nossa história começa em 1898. Foi nas bandas de Pernambuco que nasceu o cabra mais temido do Sertão. Vinha ao mundo Virgulino, o famoso Lampião.

Lampião entrou pro cangaço pra 'mode' de se vingá. As volantes da polícia deram cabo no pai dele e agora iam se lascá.

Virgulino juntou um grupo de bandoleiros e meteu o terror no Nordeste. Roubou e matou muita gente. A notícia já corria: Lampião era valente da peste!

Nessas alturas todo mundo já conhecia o nome de Lampião. Até Padim Padre Cícero foi coiteiro de Virgulino e deu ele a patente de capitão.

Nas andanças pela caatinga, os cangaceiros pisavam o pé no xaxado. Mas Lampião cansou de dançar com o rifle. Queria uma moça formosa e boa de bordado. Bonita.

Em 1938, mataram Virgulino, mas esse cordel não terminou na bala do fuzil. O homem virou mito e colocou o cangaço na História do Brasil.

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o escritor Wagner Barreira, músicas sobre Lampião! Para ouvir acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Agora eu vou me embora preparar o próximo programa! Pra você um abraço e uma ótima semana!

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique