Na Trilha da História: Maria Bonita, a primeira mulher a entrar pro cangaço

  • 11/02/2019 - 17h25

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais um Na Trilha da História! Na semana passada, nós falamos sobre Lampião e nesta semana nosso tema é Maria Bonita, a companheira do Rei do Cangaço e a primeira mulher a integrar um bando de cangaceiros. Antes de apresentar nossa entrevistada e nossa trilha sonora de hoje, vamos ouvir um resumo dessa história?

 

No sertão, só cabra macho entrava pro cangaço. Mulhé nem pensar! Elas davam azar e atrasavam o passo.

 

Até que Lampião elegeu sua favorita. Foi na Malhada da Caiçara que ele conheceu sua Maria Bonita.

 

Maria era formosa e risonha. Mas quando Lampião aprontava, ela não perdoava e danava a xingar aquele cabra sem vergonha

 

A andança na caatinga era maldita, maltratava a moleira dos cabra. Pior pra Maria, que tava embuchada. Em setembro de 32 nasceu Expedita.

 

Mas criança não combina com vida de cangaceiro. Um dia faltou leite pra menina e Expedita abriu o berreiro.

 

Maria não teve opção, Expedita não parava de chorar. Ela mais Lampião eram a filha pros outros criá.

 

Pelo menos Lampião era amoroso. Quanto aos outros não me arrisco. Que miséria era a vida da esposa de Corisco.

 

Aventura e tristeza, assim era a sina de cangaceira. Mas o sertanejo tem uma certeza Maria Bonita foi valente e guerreira.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com a escritora Adriana Negreiros, músicas que tem tudo a ver com Maria Bonita. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.

Ir para a versão desktop