Na Trilha da História: Saiba mais sobre as raízes do carnaval no Brasil

Saiba mais sobre as raízes do carnaval no Brasil

Publicado em 25/02/2019 17:38 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e este é o Na Trilha da História, especial de carnaval! Nosso convidado é o historiador André Diniz, autor de "O Almanaque do carnaval". Ele comenta a origem dessa festa tão querida pelos brasileiros.

Sonora: "Enquanto festa, enquanto entretenimento, reunião de pessoas para beber, brincar e curtir, essas festas ocorrem desde a antiguidade. Mas o carnaval moderno que a gente conhece é marcado por essa definição da Igreja Católica da quaresma, onde você dá um adeus à carne, você entra em penitência 40 dias, em que não pode haver nenhum abuso, com seu corpo, comilança... Então é o 'carnavale', como se diz, 'o adeus à carne'! São quatro dias de folia para se preparar para a quaresma."

Uma das formas mais antigas de curtir o carnaval no Brasil é o entrudo. No século XIX, a brincadeira conquistou até os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Sonora: "Você tinha, por exemplo, o entrudo, em que você tacava limão de cheiro nas pessoas...De cheiro bom não tinha nada."

Em 1855, começaram a surgir as sociedades carnavalescas.

Sonora: "Sociedades carnavalescas eram grupos que desfilavam, muitos ligados à classe média, pequena burguesia, oriundos de clubes republicanos... as sociedades carnavalescas eram referência na luta republicana e abolicionistas. Eles iam para rua mostrar sua beleza e competição. Eles competiam nos salões, nos bailes, mas competiam na rua também desfilando, com carros alegóricos."

E se as sociedades carnavalescas conquistaram os burgueses brancos, os ranchos atraíam os negros.

Sonora: "Os ranchos eram desfiles muito luxuosos, com a participação dos afrodescendentes da cidade, onde eles tinha uma tradição muito forte de respeito a essa comunidade afrodescendente baiana, sobretudo no centro do Rio. Eles vão ter uma instrumentação principalmente de sopro e de cordas, eles não tinham instrumento de percussão. As músicas eram muito melodiosas. Então, nós vamos ter no futuro o surgimento das escolas de samba a partir da fusão das sociedades carnavalescas, formada pela classe média aburguesada, e dos ranchos, que vão ser ligados a uma camada mais popular, a uma camada mais afrodescendente da sociedade carioca."

Até o finalzinho do século XIX, não havia um estilo típico de música do carnaval. Quem mudou isso foi a pianista e compositora Chiquinha Gonzaga!

Sonora:"A Chiquinha acompanhava da casa dela o compasso dos desfiles do carnaval e ela compõe o que vai ser chamado de marchinha. "Ô Abre alas" foi a primeira música composta para o carnaval. Antes, tocava-se de tudo no carnaval. Você podia ouvir uma ópera, uma polca, uma quadrilha. Com "ô Abre Alas", em 1889, e com "Pelo Telefone", em 1917, você começa uma produção para o carnaval."

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o escritor André Diniz, músicas que contam a história do nosso carnaval! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria.

Se você tiver alguma sugestão de tema para o programa, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem e bom carnaval!

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Esta é uma reprise do programa do dia 21/02/2017.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique