Festival de Robótica reúne mais de mil estudantes neste fim de semana no Rio

Festival de Robótica reúne mais de mil estudantes no Rio

Publicado em 17/03/2019 13:31 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país participam neste fim de semana do Festival Sesi de Robótica, no Rio de Janeiro. O evento acontece nos armazéns 2 e 3 do Pier Mauá, no centro da cidade, com entrada gratuita.

São três disputas simultâneas com robôs de diferentes tipos e categorias. Os desafios são divididos por faixa etária e tem grau de dificuldade.

Participam 1,2 mil alunos de 700 escolas, que colocam em prática o que aprenderam nas áreas de ciências, matemática, física e disciplinas ligadas à área de tecnologia. 

O diretor de operações do Sesi - Serviço Social da Indústria, Paulo Mól, disse que o principal recado que o torneio de robótica dá aos participantes é que estudar e aprender pode ser muito divertido. Segundo Mól, o festival contempla públicos diversos e incentiva um processo lúdico de aprendizado.

Este ano, o festival traz uma nova categoria: o desafio tecnológico, com a participação de 16 equipes formadas por alunos do ensino médio, entre 15 e 18 anos de idade, de 15 estados brasileiros. Nessa categoria, os robôs construídos são mais estruturados para realizar atividades diversas.

Os melhores times da etapa nacional vão representar o Brasil em torneios internacionais. O principal deles, o World Festival, considerado a Copa do Mundo da robótica, vai ocorrer nos dias 20 e 21 de abril em Houston, Estados Unidos. No ano passado, a equipe do Sesi de Americana, em São Paulo, venceu o mundial.

A solenidade de premiação está programada para a tarde deste domingo, dia de encerramento do festival.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique