Inscrições do Enem 2019 podem ser feitas até as 23h59 desta sexta (17)

Inscrições do Enem 2019 podem ser feitas até as 23h59 desta sexta (17)

Publicado em 17/05/2019 23:22 Por Sayonara Moreno - Brasília

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem 2019), têm até as 11h59 de hoje (17) para se inscreve.

A recomendação do Ministério da Educação é evitar os últimos minutos do prazo, quando é comum ocorrer instabilidade no sistema, devido ao alto número de acessos. O site para a inscrição é o enem.inep.gov.br.

Até esta quinta-feira (16), o Ministério da Educação registrou mais de 5 milhões de inscrições.

No novo sistema do portal, o candidato pode inserir o nome do pai e uma foto pessoal, caso queira. Apesar de as inscrições serem até a sexta, o pagamento do boleto daqueles que não estão isentos de pagamento da taxa, deve ser feito até o dia 23 de maio.

A taxa é de R$ 85 e todos os candidatos devem se inscrever, até mesmo aqueles que conseguiram a isenção.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos – 3 e 10 de novembro. Todas as etapas do exame estão no site e também no aplicativo do Enem, disponível para smartphones e tablets IOS e Android.

O uso dos dispositivos móveis, por exemplo, são maioria das inscrições: até a última quarta-feira, 60% dos candidatos se inscreveram por celular ou tablet.

Quem necessita de atendimento especial no dia das provas deve mencionar a informação durante a inscrição. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem informar, por exemplo, se usam aparelho auditivo ou implante no ouvido.

Entre 20 e 24 de maio, os participantes que desejam utilizar o nome social também devem acrescentar a informação no sistema.

Segundo o Ministério da Educação, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições, nas 21 edições anteriores. As duas provas, somadas, possuem 180 questões e uma redação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique