Região Norte tem o maior número de inscritos no Enem 2019 em relação à população total

Região tem o maior número de inscritos no Enem 2019 em relação à população total

Publicado em 16/07/2019 19:07 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os dados do perfil do participante do Enem 2019, o Exame Nacional do Ensino Médio, foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, responsável pela prova. A Região Norte, que, segundo o IBGE de 2018, tem pouco mais de 18 milhões de habitantes, registrou o maior número de inscritos na prova, proporcionalmente à população total da região.

Ao todo, mais de 596 mil pessoas do Norte do país se inscreveram no Enem deste ano, o que representa 3,28% da população total. Para se ter uma ideia, a região Sul, que teve o menor índice de inscritos, somou 1,81% da população total no Enem de 2019.

Assim como nas outras regiões do país, a maioria dos inscritos no Norte também é de mulheres.

No Pará, a porcentagem chega a 60% de participantes do sexo feminino. A raça e cor predominantes entre os inscritos no Enem, na Região Norte, também é de negros, assim como à nível nacional. Mas as porcentagens são ainda maiores. No Amazonas, por exemplo, 78% são negros, sendo 73% de pardos e 5% de pretos. Os indígenas do Amazonas inscritos na prova representam 3% do total do estado, somando mais de 3,5 mil pessoas.

A maioria dos participantes do Enem 2019 do Norte, assim como no restante do país, também já concluiu o ensino médio, mas nesta região a porcentagem também é maior.

No Acre, por exemplo, 74% dos inscritos já terminaram os estudos, enquanto 18% concluem o Ensino Médio, neste ano.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique