Na Trilha da História: Há 50 anos o homem chegava à Lua

Há 50 anos o homem chegava à Lua

Publicado em 06/08/2019 11:11 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje nós vamos falar sobre os 50 anos da chegada do homem à Lua! O historiador Felipe Pereira Loureiro, professor da Universidade de São Paulo, nos conta que essa conquista se deu no dia 20 de julho de 1969, em meio a um contexto político de acirrado conflito travado entre os Estados Unidos e a União Soviética.

(Felipe Pereira Loureiro)

O historiador lembra que a corrida espacial exercia uma função-chave nessa época. Ambas as potências queriam comprovar sua superioridade tecnológica e desenvolver ferramentas que lhes dessem controle sobre o planeta, como satélites e foguetes.


(Felipe Pereira Loureiro)

A União Soviética conseguiu enviar à órbita terrestre o Sputnik, o primeiro satélite, em 1957. Em 61, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro homem a tripular uma nave espacial em volta da Terra. Mas foi uma espaçonave norte-americana que levou o homem à Lua, como nos lembra o engenheiro mecânico José Bezerra Pessoa Filho, que se dedicou por mais de 30 anos à Tecnologia Aeroespacial.

(José Bezerra Pessoa Filho)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além das entrevistas na íntegra com o historiador Felipe Loureiro e o engenheiro mecânico José Bezerra, músicas sobre a chegada do homem à Lua! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM, programa passa no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite. E se você quiser mandar uma mensagem pra gente nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique