Na Trilha da História: Historiadora conta a vida de José Bonifácio

  • 29/08/2019 - 14h37

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos bater um papo sobre José Bonifácio, conhecido como um dos aliados de Dom Pedro I durante o período da independência do Brasil. Nossa entrevistada é a historiadora Mary del Priore, autora da biografia “As vidas de José Bonifácio”, lançada pela editora Sextante com o selo Estação Brasil. Mary nos conta que José Bonifácio Andrada nasceu em 1763, em Santos.


(Mary del Priore)


O rapaz passou a adolescência em São Paulo e, com 20 anos, rumou para Europa em busca de estudos e cargos no reino português.


(Mary del Priore)


Em 1790, partiu em uma missão de mineralogia patrocinada pelo governo português. Passou por vários países da Europa e só regressaria 10 anos depois.


(Mary del Priore)


Ao retornar para Portugal, Bonifácio esperava reconhecimento e altos cargos. Mas as expectativas foram frustradas.


(Mary del Priore)


Em 1819, aos 56 anos de idade e sem ter conquistado a ascensão na carreira que gostaria, voltou para o Brasil. É a partir daí que a vida de Bonifácio começaria a se confundir com a história do Brasil. Habilmente, Bonifácio construiu para si a imagem de o “patriarca da independência”, que até hoje persiste nos livros didáticos.

 
(Mary del Priore)


Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com a historiadora Mary del Priore, músicas que simbolizam a vida de Bonifácio. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM Brasília, o programa é transmitido no sábado, às 11 da manhã, com reprise na quinta, às 10 da noite! E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Ir para a versão desktop