Na Trilha da História: Historiadora fala sobre o uso da música em sala de aula

Historiadora fala sobre o uso da música em sala de aula

Publicado em 19/08/2019 11:36 Por Apresentação Isabela Azevedo - Brasília

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós vamos falar sobre o uso da música em sala de aula, no ensino da História! O que a música nos conta sobre um período histórico?

(Sobe som)

Os compositores são verdadeiros cronistas de sua época! Escrevem sobre política, economia, mudanças na sociedade. Não só isso! Mais do que apenas descrever a realidade, os músicos realmente fazem girar o motor da história. Ditam moda, mudam pensamentos, revolucionam, criam movimentos culturais.

(Sobe som)

Nossa entrevistada é a historiadora Carô Murgel, doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas e responsável pelo curso “A Canção Popular no Ensino de História”, inserido na programação da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Carô explica por que a música é fundamental no ensino da história.

(Carô Murgel)

As inscrições para o curso “A Canção Popular no Ensino de História” vão até o dia 24 de agosto. As aulas são online e vão de nove de setembro a dez de dezembro. O registro pode ser feito em www.olimpiadadehistoria.com.br. 

(Carô Murgel)

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz a entrevista completa com a historiadora Carô Murgel, além de músicas que ensinam a história do Brasil! Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail culturaearte@ebc.com.com . Até semana que vem, pessoal!

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique