STF adia julgamento sobre método do governo para distribuir recursos de fundo para educação

STF adia julgamento sobre método do governo para distribuir recursos de fundo para educação

Publicado em 15/08/2019 01:19 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O Supremo Tribunal Federal adiou, por tempo indeterminado, a decisão sobre recursos do Fundef - o Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. O adiamento ocorreu porque o presidente da Corte, Ministro Dias Toffoli, pediu vistas do processo.

A ação é para decidir se a União deve ou não compensar os estados com repasses complementares ao Fundef - que tem a função de redistribuir os recursos vinculados à educação. A destinação dessa verba é feita com base no censo escolar do ano anterior.

A principal discussão, nesse caso, é saber como a União deve calcular os repasses de recursos compensatórios, se é por meio da média de alunos matriculados em nível nacional, ou se podem ser adotados critérios regionais.

O Ministro Edson Fachin, relator do processo, foi o primeiro a votar e negou o recurso da União.

“Um aluno no interior do Piauí, para este fim, não pode valer menos nem valer mais do que um aluno no interior do Paraná. Esta dimensão é que advém do inciso terceiro do artigo terceiro da Constituição: reduzir as desigualdades sociais e regionais”.

Os ministros Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski seguiram o voto do relator.

Já o ministro Alexandre de Morais votou a favor do recurso da União e disse não ver irregularidades em adotar um cálculo regionalizado.

“Acaba privilegiando aqueles estados que costumeiramente dão isenções no ICMS, diminuíram o valor do seu Fundef, aplicaram muito menos na educação e, com isso, ganham maiores complementações da União”.

O ministro Gilmar Mendes acompanhou o voto. O Ministro Marco Aurélio também votou em favor do recurso da União, mas no entendimento dele, o plenário deve dar prosseguimento à ação que tramita na Corte.

Ainda não há uma data definida para que os recursos e outras ações sobre esse tema voltem à pauta. O repasse ao Fundef é tema de vários processos que tramitam no STF, mas o Supremo decidiu julgar apenas a demanda que pedia uma decisão colegiada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique