Na Trilha da História: Historiadora detalha o papel de José Bonifácio na independência do Brasil

  • 06/09/2019 - 07h05

Apresentação Isabela Azevedo

Olá, eu sou a Isabela Azevedo e está começando mais uma versão reduzida do Na Trilha da História! Hoje, nós continuamos nosso papo com a historiadora Mary del Priore sobre o livro “As vidas de José Bonifácio”, lançado pela Editora Sextante com o selo Estação Brasil. Mary nos lembra que aos 56 anos de idade, depois de passar 36 anos na Europa, José Bonifácio de Andrada e Silva retornou para o Brasil.


(Mary del Priore)


Ao voltar para a terra natal, em 1819, Bonifácio reencontrou os irmãos Antônio Carlos e Martim Francisco. A dupla havia se envolvido em várias disputas políticas e era considerada um problema pelas autoridades portuguesas.


(Mary del Priore)


Em 1820, eclodiu a Revolução Liberal do Porto, em Portugal. O governo absolutista português ruiu e as Cortes Gerais passaram a mandar no reino. Dom João VI, que estava desde 1808 no Brasil, foi obrigado pelas cortes a voltar para Portugal. Ao partir, deixou o filho Dom Pedro como príncipe regente no Brasil. Ao longo de 1821, as Cortes tentaram limitar o poder de Dom Pedro, chegando a exigir o retorno do herdeiro do trono para Lisboa.


(Mary del Priore)


José Bonifácio, que ganhou poder em São Paulo, chegando a presidente da Junta Governativa da Província, foi uma das pessoas que aconselhou Dom Pedro a ficar no Brasil e declarar a separação de Portugal, em 1822. Mas a independência foi uma conquista de vários conselheiros, não um feito individual de Bonifácio.


(Mary del Priore)


Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História! O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntergra com a historiadora Mary del Priore, músicas sobre José Bonifácio! Para ouvir, acesse radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. Aqui na Nacional FM Brasília, o programa é transmitido aos sábados, às 11h da manhã, com reprise às quintas, às 10h da noite. E se você ser enviar uma mensagem pra gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 

*Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. Tem periodicidade semanal. Acesse aqui as edições anteriores.

Ir para a versão desktop