Banco de dados que será usado para emissão de carteira estudantil gratuita entra no ar

Banco de dados para carteira estudantil gratuita entra no ar

Publicado em 11/11/2019 21:31 Por Victor Ribeiro - Brasília

Está no ar o banco de dados nacional de estudantes, que será usado pelo Ministério da Educação para emitir a identidade estudantil.


O Sistema Educacional Brasileiro foi liberado às 16h desta segunda-feira e será abastecido por representantes das instituições de ensino. Os dados devem ser mantidos em sigilo pelo MEC e usados apenas para planejar e executar políticas públicas.


O formulário está disponível na página do Inep, na internet, e pede o nome completo, foto recente, número do CPF e a data de nascimento do aluno. Será preciso informar, também, a série e a modalidade de ensino.


O plano do MEC é usar as informações para emitir carteirinhas de estudante gratuitas para alunos em todo o país a partir do mês que vem. O documento será digital, a partir de aplicativos de celular, e o aluno pode emitir uma versão física nas agências da Caixa Econômica Federal.


A carteirinha digital permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, apresentações de teatro e outros eventos culturais. E, além do MEC, pode ser emitida por instituições como a Associação Nacional de Pós-Graduandos; pela UNE, União Nacional dos Estudantes; pela Ubes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; por entidades estudantis; diretórios e centros acadêmicos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique