Projeto Educação em Prática quer estimular parcerias entre escolas e universidades

Projeto quer estimular parcerias entre escolas e universidades

Publicado em 07/11/2019 17:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

Você lembra quando teve que escolher entre fazer um vestibular, um curso técnico ou simplesmente começar a trabalhar? Pra mim, foi uma decisão bem difícil.

Ajudar o estudante do ensino básico e do ensino médio a fazer essa escolha é um dos objetivos do programa Educação em Prática, que o Ministério da Educação lançou nessa quarta-feira (6).


O secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Macedo, anunciou que o programa vai incentivar parcerias entre escolas e universidades.

A ideia é levar projetos de extensão e de responsabilidade social desenvolvidos por universidades públicas e privadas para regiões de maior vulnerabilidade social.

Isso será feito em parceria com as escolas de ensino médio e de ensino fundamental II, aquelas que recebem estudantes do 6º ao 9º ano.


O MEC vai destinar R$ 80 milhões a mais para criar 40 mil novas vagas, em 500 novas escolas públicas de ensino médio em tempo integral.

Serão no mínimo 10, e no máximo 25 novas escolas, em cada estado e no Distrito Federal.


Além de levar o estudante para dentro do ambiente de universidades, institutos federais e Cefets, os centros de formação técnica, o Educação em Prática quer ampliar a quantidade de serviços que as universidades oferecem à população.

Em troca, as instituições de ensino podem receber ponto extra no Sinaes, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.


O ministro da Educação Abraham Weintraub disse que somente as universidades com boas notas no Sinaes poderão receber esse bônus.

Entre os objetivos do programa estão aumentar a oferta de vagas no ensino médio em tempo integral, no novo ensino médio e no ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano; tornar o ensino mais atraente para os alunos e oferecer aos estudantes dos cursos superiores de pedagogia e licenciatura a experiência prática através de estágio supervisionado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique