Recursos para reaplicação do Enem podem ser apresentados até 18 de novembro

Recursos para reaplicação do Enem já podem ser apresentados

Publicado em 11/11/2019 19:29 Por Larissa Abreu* - Brasília

Estudantes que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, podem entrar com recurso e pedir para fazer a prova novamente. A solicitação deve ser feita na página do participante até o dia 18 de novembro.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o pedido não significa que o participante terá direito a reaplicação do vestibular. Cada caso será avaliado individualmente pela Comissão de Demandas da autarquia.


De acordo com o edital do Enem, são considerados problemas logísticos fatores como: desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local; falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural; e falha de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.


O resultado do recurso será divulgado na página do participante no dia 27 de novembro. Aqueles que tiveram o pedido aprovado poderão refazer a prova nos dias 10 e 11 de dezembro. 

O Enem foi aplicado nos dias 3 e 10 deste mês. Ao todo, 3,9 milhões de estudantes compareceram a pelo menos um dia de prova.

*estagiária sob supervisão de Jéssica Gonçalves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique