Enquete sobre data do Enem 2020: 85% dos inscritos escolhem fazer prova em 2021

Sobre nova data, 85% dos inscritos escolhem fazer prova em 2021

Publicado em 01/07/2020 17:10 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Oitenta por cinco dos alunos inscritos no Enem que responderam a enquete sobre qual seria a melhor data para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio escolheram fazer a prova só em 2021.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, deu três opções de datas para o Enem: dezembro deste ano; janeiro do próximo ano; ou maio de 2021.

A enquete foi aberta após o Ministério da Educação aceitar adiar o Enem por conta da pandemia do novo coronavírus.

Dos mais de 5 milhões e 783 mil inscritos no Enem de 2020, 19% responderam a essa enquete pela internet. Desses, 49% escolheram fazer a prova só em maio de 2021, 35% escolheram fazer a prova em janeiro do próximo ano e 15% escolheram dezembro deste ano.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que a opinião dos estudantes será levada em consideração, mas que a data será definida somente após negociação com os representantes das secretarias estaduais de educação, dos reitores das universidades e outros setores interessados.

O presidente do Inep disse esperar que dentro de duas ou três semanas já possa definir a data, mas não se comprometeu com um prazo para anunciar o novo dia da prova. O ministro interino da Educação, Antônio Paulo Vogel, considera que fazer o exame em maio de 2021 pode inviabilizar o primeiro semestre do próximo ano.

O ministro interino está no cargo desde a saída de Abraham Weitraub, no dia 18 de junho. Com a demissão de quem seria o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, o cargo segue vago. Segundo o ministro interino, que é secretário-executivo da pasta, as atividades do Ministério seguem normalmente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique