Vacina contra gripe está disponível nos postos até o fim da próxima semana

Vacina contra gripe está disponível nos postos até o fim da próxima semana

Publicado em 29/05/2017 12:31 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Se você ainda não se vacinou contra a gripe, ainda dá tempo de procurar um posto de saúde. A Campanha Nacional de Vacinação terminaria na última sexta-feira (26), mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho para atingir a meta de imunizar 90% do público-alvo.


Até agora foram vacinados pouco mais de 63% de um total de 54,2 milhões de pessoas. O público-alvo é composto por idosos, indígenas, crianças, grávidas, mulheres até 45 dias após o parto, detentos, funcionários do sistema prisional, professores e trabalhadores de saúde.


A orientação do ministério é que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com deficiências específicas, apresentem prescrição médica na hora da imunização.


A vacina disponibilizada pelo governo protege contra os três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano – as gripes A, H1N1 e H3N2 e a Influenza B.


A dose, segundo a pasta, é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.


Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que protegem contra a gripe, o ideal, de acordo com o ministério, é se vacinar antes do início do inverno.


O período de maior circulação da doença, no Brasil, vai do final de maio até agosto.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique