História Hoje: Há 41 anos, João do Pulo ganhava medalha de bronze no Canadá

Há 41 anos, João do Pulo ganhava medalha de bronze no Canadá

Publicado em 27/07/2017 00:36 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Vinte e sete de julho de 1976, João do Pulo conquista medalha de bronze no salto triplo.



Estádio Olímpico de Montreal, no Canadá. Um desconcertante silêncio ecoava pelo estádio, sendo interrompido pela batida no chão com o pé direito. João Carlos de Oliveira se preparava para, mais uma vez, alçar voo.

Dezesseis metros e 90 centímetros até cravar os dois pés no chão. Mas a marca não foi suficiente para conquistar a medalha de ouro. Foi superado pelo soviético Viktor Saneyev e pelo norte-americano James Butts. João do Pulo ficou com o bronze...

João nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo, no dia 28 de maio de 1954. Com apenas 7 anos, precisou trabalhar como lavador de carros. Foi frentista. Entrou para o Exército e seguiu carreira.

Como atleta, começou a treinar aos 17 anos. Em 1973 foi campeão paulista e campeão do Troféu Brasil. Foi medalha de ouro no Sul-Americano Juvenil,  no Paraguai. Depois, foi treinar no São Paulo e, mais tarde, no Pinheiros.

Aos 21, o então cabo do Exército, foi a grande estrela dos Jogos Pan-americanos, no México. Saltou 17 metros e 89 centímetros e estabeleceu um novo recorde mundial: tornou-se o terceiro brasileiro a deter a melhor marca na prova, igualando o feito de Nélson Prudêncio e Adhemar Ferreira da Silva.

João do Pulo, como era chamado, tornou-se um dos grandes nomes do atletismo. Medalha de bronze no salto triplo no Canadá e na Rússia; três vezes campeão mundial: em 1977, 1979 e 1981. Quatro vezes medalhista de ouro em Jogos Pan-Americanos - duas no salto triplo e duas no salto em distância.

Em 1981, um acidente de carro encerrou sua carreira.  Um ano internado, mais de vinte cirurgias e a perna direita  amputada.

Mas  não foi esquecido. Em 1989, recebeu a Medalha do Mérito pela Confederação Brasileira de Atletismo: maior honraria então concedida a atletas no país.

João Carlos de Oliveira viveu a glória e a solidão. Com dívidas e doente, morreu em 29 de maio de 1999, em São Paulo, por conta de cirrose hepática e infecção generalizada.

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique